quarta-feira, 12 de junho de 2013

Brinquedoteca do Museu do Folclore já está aberta ao público infantil de segunda a sexta

Criança visita a brinquedoteca
A brinquedoteca do Museu do Folclore de São José dos Campos, ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCC), já está aberta à visitação (espontânea ou agendada) de crianças em idade pré-escolar e alunos do ensino fundamental. O novo espaço foi inaugurado no dia 15 de maio com a presença de convidados e representantes de entidades parceiras.

Ela foi montada ao lado da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, que fica em prédio anexo ao da exposição permanente do Museu do Folclore. Seu funcionamento, a princípio, será de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h.


O projeto da brinquedoteca foi elaborado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) – organização social responsável pela gestão do Museu do Folclore –, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural, que premiou a iniciativa por meio de edital de Projetos de Difusão de Acervos Museológicos.

Também foram parceiros o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), responsável pela idealização e consultoria do projeto; e o Senac de São José dos Campos, que por meio da Rede Social, sensibilizou e motivou seus alunos do curso de design de interiores a desenvolverem um projeto específico para o espaço.

Inaguração

O presidente da FCCR, Alcemir Palma, enfatizou a importância dos editais do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura, voltados para acervo museológico. Adiantou, também, que está empenhado na obtenção de recursos junto ao Governo Federal para projetos voltados ao patrimônio histórico e museus.

Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), agradeceu o empenho das entidades que colaboraram para “a concretização de mais um sonho”.

Lúcia Yunes, coordenadora técnica do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), entidade que contribuiu com a idealização e consultoria ao projeto, se mostrou surpresa com o resultado alcançado pelo Museu do Folclore. “Nós ajudamos na construção deste projeto e o que estamos vendo hoje superou minhas expectativas”.

Fernando Feitau Bordiau, coordenador do Senac São José dos Campos, destacou o envolvimento dos alunos da instituição, responsáveis pelo projeto de design de interiores da brinquedoteca, dizendo que estava emocionado com o resultado obtido.

Antes da inauguração um grupo de 140 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Idelena M. T. Carvalho (Santana) participou do Espetáculo de Mamulengos Folia Brasileira (teatro de bonecos) com Waldeck de Garanhuns.

Local: Museu do Folclore de São José dos Campos – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações pelo telefone 3924-7318.