domingo, 25 de maio de 2014

Confira como foram as atividades do 'Museu Vivo' deste domingo (25) no Museu do Folclore

A dupla de violeiros Ramos e Andrade interagiu bastante com o público

Tarde de domingo, do céu cinzento cai uma fria garoa. O Parque da Cidade está vazio, mas tão logo se ouvem os primeiros acordes dos violões de Ramos e Andrade (Valdir Ramos Andrade e Orlando Andrade), o povo, vindo de onde não se sabe, começa a se juntar na varanda do Museu do Folclore, para mais uma tarde de atividades do ‘Museu Vivo’. A dupla sertaneja não apenas toca, interage com o público, faz piadas e conquista pela simpatia.

Apesar da garoa, a falante Cleuza Graciano dá início à produção de bandeirinhas de São João, ajudada por visitantes interessados em aprender. Quando a garoa deu uma trégua, o terreiro do museu enfeitou-se das fiadas de bandeirinhas coloridas. Faltou só uma fogueira para completar o clima de festa junina, pois café e bolinho caipira tinha à vontade. E bolinho caipira de primeira, frito na hora por dona Maria Luíza da Cruz.

Como tem acontecido em outros domingos,  violeiros presentes na platéia acabam sendo convidados para dividir o ‘palco’ com a dupla e acaba se formando uma gostosa roda de viola. Difícil é fazer eles entenderem que o museu precisa fechar às 17h e que, por isso, a atividade não pode ir além desse horário.

Fotos: Chico Abelha.