segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto Museu Vivo - Dia 18 de maio de 2014

Dona Idalina prepara o arroz doce observada por amigas

A dupla de violeiros Ivo e Valtecides foi um dos destaques do Museu Vivo deste domingo (18) no Museu do Folclore. Valtecides sempre gostou de música raiz e depois de aposentado resolveu estudar viola com o professor Ivo da Viola. O aluno surpreendeu e em menos de três anos passou a fazer dupla com o professor, desbancando o parceiro anterior.

Os frequentadores assíduos chegaram antes das 14h e tão logo soaram os primeiros acordes das violas, mais gente se juntou e passou a pedir suas músicas preferidas. Menino da Porteira, Chico Mineiro e Franguinho na Panela foram as mais requisitadas.

O Wiliam, que iria fazer as bandeirinhas neste domingo, não pode aparecer, houve doença na família, mas a equipe do Museu do Folclore conseguiu dar ao local o clima de festa junina, que foi completado com o arroz doce que dona Idalina preparou.

Nascida na roça, Dona Idalina aprendeu a fazer todo tipo de doce com sua mãe. Foi assim com o arroz doce, que só não é igual ao da mãe porque em São José dos Campos não se encontra manteiga de Minas Gerais para comprar. Para substituir o produto Dona Idalina usa um dos tipos de manteiga vegetal que mais se aproxima em consistência e sabor.

O arroz é de primeira, cozido com a margarina. Depois de pronto ela acrescenta leite quente, açúcar e leite condensado. Canela, só uns salpicos para o sabor não predominar.

Foto: Chico Abelha.