sexta-feira, 23 de junho de 2017

‘Museu Vivo’ de domingo terá bandeirinhas, bolinho e música caipira. Venha conferir!

Trio da Roça vai mostrar um pouco da música caipira 
Difícil falar de bandeirinhas coloridas, bolinho e música caipira, sem lembrar das festas juninas, tradicionais em quase todo o Brasil nesta época do ano. Em São José dos Campos, no Museu do Folclore, algumas das características desta festividade poderão ser conferidas neste domingo (25), quando será realizada a primeira edição do ano do Projeto Museu Vivo. A atividade é aberta ao público e acontece no lado externo do museu, das 14h às 17h.

A jacareiense Juracy Penteado de Souza, moradora em São José dos Campos há 36 anos, é uma das convidadas. Ela faz bandeirinhas para festas populares há mais de dez anos e frequentou as comemorações desde os seis anos de idade, principalmente na roça, onde nasceu e cresceu. Viúva e mãe de três filhos e cinco netos, Juracy diz que faz este trabalho por gostar de ver as festas sempre bem enfeitadas.

Maria Luiza da Cruz é joseense e domingo vai mostrar seu saber ao fazer bolinho caipira. Ela também nasceu na zona rural e mora na periferia da cidade, conservando o modo de vida da sua infância, criando galinhas, usando o pilão, o fogão de lenha, receitas antigas e fazendo também todo tipo de artesanato em taquara.

A música ficará por conta do Trio da Roça, que vai mostrar um pouco da música caipira regional. O grupo é formado pelos irmãos Ricardo Roberto dos Santos (o Carlinhos) e João Silva dos Santos, nascidos em Paraibuna, mais o amigo Miguel Fernandes Faria, natural de Natividade da Serra.  

Projeto Museu Vivo

O Projeto Museu Vivo visa dar visibilidade aos detentores da sabedoria popular, permitindo que eles possam mostrar seus saberes no artesanato, na culinária e na música por meio de uma interação com o público. Já estão programadas mais nove edições do projeto até novembro: julho (9 e 23), agosto (6), setembro (10 e 24), outubro (8 e 22) e novembro (12 e 26).

A realização do projeto é da Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), a quem o Museu do Folclore está vinculado, com gestão realizada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de São José dos Campos
Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade Roberto Burle Marx, Santana
Mais informações: 3924-7318 ou www.museudofolclore.org