segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Mês do Folclore tem participação de mais de 2.500 alunos de 23 escolas de S.José e Jacareí

Professores que participaram do encontro realizado de manhã
Mais de 2.500 alunos de 23 escolas municipais, estaduais e particulares de São José dos Campos e Jacareí participarão da programação especial do Mês do Folclore 2017, no Museu do Folclore. A programação será realizada de 22 de agosto a 1º de setembro e terá como tema a cultura do milho, sob a ótica da cultura popular. 

As atividades acontecerão de manhã e à tarde (das 9h às 10h30, das 10h30 às 12h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h), sempre sob coordenação de mediadores do Museu do Folclore. 

Durante oito dias os alunos vão conhecer como o milho está presente nos costumes, nas superstições, na poesia e no cordel, na profissão e na música. Também vão saber a diferença entre o milho seco e o milho verde, como cada tipo é processado; e como ele é aproveitado na culinária. 

Um jogo da memória, uma ‘roça de milho’ e uma exposição de objetos feitos com a palha do milho, também estão previstos no roteiro, que será finalizado com a degustação de uma pipoca feita na hora, por um pipoqueiro de profissão

Encontro com professores

A museóloga Ana Silvia coordenou o encontro
Como já aconteceu no ano passado, os professores que acompanharão os alunos durante as atividades participaram de encontros no Museu do Folclore nesta segunda-feira (14). Eles tomaram conhecimento de detalhes de toda a programação e poderão trabalhar com o tema em sala de aula, antes da participação dos alunos. 

“Nossa intenção foi de antecipar aos professores o que estamos planejando realizar durante a programação e, ao mesmo tempo, sugerindo que eles trabalhem o tema com os alunos que participarão das atividades. Com isso esperamos que todos aproveitem melhor a programação”, enfatiza a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia.  

O Mês do Folclore é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e acontece por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Museu do Folclore, que tem sua gestão sob responsabilidade do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.