sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Museu do Folclore comemora 30 anos domingo, com abertura do presépio e do Ciclo de Natal

Presépio montado por família será aberto no domingo
O Museu do Folclore de São José dos Campos completa em dezembro 30 anos de existência. A comemoração acontece neste domingo (3), a partir das 14h30, juntamente com a abertura do presépio e início do Ciclo de Natal. O museu é um espaço cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos e considerada de utilidade pública no município.  

Fachada do Museu do Folclore no Parque da Cidade
Foto: Adenir Brito
A criação do Museu do Folclore foi aprovada pela FCCR em 1997, atendendo proposta da antiga Comissão de Folclore da instituição. Em 1992 o museu passou a ocupar espaço na antiga Igreja São Benedito, no centro da cidade, onde reuniu os primeiros objetos do seu acervo. Em 1997, novamente por decisão da FCCR, passou a funcionar no Parque da Cidade, onde está até hoje. Com a criação do CECP, em 1999, ganhou uma gestão compartilhada.

Leia mais sobre a história do Museu aqui

“Nestes 30 anos de existência do Museu do Folclore temos muitas histórias para contar e conquistas para comemorar. Apesar das dificuldades ao longo do caminho, nunca deixamos de buscar nossos objetivos, valorizando e difundindo a cultura popular joseense e da região do Vale do Paraíba”, ressaltou a cientista social e folclorista Angela Savastano, uma das grandes responsáveis pela existência do Museu do Folclore e presidente do CECP.

Presépio e Ciclo de Natal

Ivone ao lado do marido, irmã e sobrinha
No mesmo dia o Museu do Folclore abre seu presépio e dá início ao Ciclo de Natal, com a presença de três Folias de Reis (Esplendor do Oriente e Estrela de Belém, de São José dos Campos; e Filhos do Oriente, de Jacareí). Este ano o presépio foi montado pela família de Ivone de Paula, que teve a colaboração do marido Vicente Corrá, da irmã Hilda de Paula e da sobrinha Mara de Paula.

Após sua abertura, o presépio poderá ser visitado de terça a sexta e feriados, das 9h às 14h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Seu fechamento e encerramento do Ciclo de Natal estão programados para o dia 28 de janeiro de 2018, quando novos grupos de Folias de Reis se reunirão no Museu do Folclore para a XXI Chegada das Bandeiras. 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade - Santana
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org