BRINQUEDOTECA

Novo espaço já está em funcionamento

 
A partir de maio de 2013, quando sua gestão ainda era de responsabilidade do CECP, o Museu do Folclore de São José dos Campos, ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), passou a contar com um novo espaço de serviços oferecidos à comunidade: uma brinquedoteca, destinada a crianças em idade pré-escolar, alunos do ensino fundamental e até mesmo adultos.

Desde então, o equipamento funciona ao lado da biblioteca do Museu do Folclore, que fica em prédio anexo ao da exposição permanente do museu, no Parque da Cidade. Atualmente, seu horário de funcionamento é de terça a sexta, das 13h às 17h.

A brinquedoteca é resultado de um projeto realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural (Proac). O projeto rendeu ao Museu do Folclore um prêmio de R$ 50 mil, o que possibilitou a montagem do novo espaço.

Também colaboraram com a iniciativa o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), responsável pela idealização e consultoria ao projeto; e o Senac de São José dos Campos, por meio do movimento Rede Social, que desenvolveu o projeto de design de interior do espaço.

ACERVO

O acervo da brinquedoteca é formado por quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de São José dos Campos, da Região Metropolitana do Vale e de outros estados brasileiros; além de livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular.

A brinquedoteca é um projeto em desenvolvimento constante, que visa estimular a criatividade, a convivência, a sociabilidade, a apropriação e o respeito pelo patrimônio material (o brinquedo) e o imaterial (a ação de brincar) por parte das crianças.