EXPOSIÇÃO DO MUSEU

Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional

A exposição de longa duração do Museu do Folclore de São José dos Campos, Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional, procura sensibilizar o visitante sobre, como diferentes modos de viver, de comunicar fé, festa, técnica, escolhas estéticas, comida, música e dança, são revelações de memórias antigas, que convivem com novas e atualizadas memórias. Criada em 2006, sob curadoria do renomado museólogo Raul Lody, e realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a exposição alia fundamentos de antropologia e museologia, orientada pelo conceito do direito à cultura e às suas mais variadas expressões materiais e imateriais.

Faça uma visita virtual ao Museu do Folclore

Sala São José dos Campos
Com um grande painel que retrata a história do ciclo do café e das manifestações culturais e religiosas do Vale do Paraíba, a Sala São José dos Campos é a porta de entrada da exposição. Nela também se encontra uma maquete produzida pela artesã Dona Eugênia Figureira, onde podem ser vistas as praças do centro urbano e símbolos da arte popular da região.

Sala das Tecnologias
O que se mostra neste ambiente é uma das maiores ações do homem perante a natureza: transformar matérias-primas – como o barro, madeira, fibras, papeis, plásticos e metais reciclados – em conhecimento tecnológico, encontrando utilidade e função para os objetos produzidos a partir desses materiais.

Sala Festas
A união entre o sagrado e o cotidiano é o que se encontra neste ambiente, marcado pelas festas do Vale do Paraíba, com ênfase nas celebrações mais marcantes da região, como a do Divino Espírito Santo e de Santos Reis, nas quais os foliões demonstram suas várias formas de festejar a fé.

Sala Religiosidade
Neste espaço, estão expostos os elementos da crença e da fé do povo brasileiro, ressaltando o costume de expressar essa devoção para pertencer a um grupo, a uma sociedade e, até mesmo, para se obter um papel cultural na interpretação da vida e da morte.

Sala Identidades
Levar à reflexão sobre sua própria identidade é uma das propostas desta sala aos seus visitantes. Nela, uma exposição de fotos revela a mistura de etnias que formam a identidade e a cultura do povo brasileiro.

Sala Santos de Fé
Celebra o Vale do Paraíba e sua história – construída também pelos africanos durante o ciclo do café – e faz uma homenagem aos santos negros cultuados na região. É um local que mostra a representação religiosa como um dos principais elementos do folclore.

Sala Brasil
Uma mostra da arte popular brasileira – com trabalhos realizados em vários estados – é o que se encontra neste cantinho, onde também são exibidas imagens que ajudam o visitante e compreender a exposição, incentivando a conservação do patrimônio imaterial e da identidade regional.

Sala Panelas do Vale
Quem entra na Sala Panelas do Vale tem a sensação de estar numa legítima cozinha caipira com fogão à lenha, paredes de taipa, utensílios domésticos e, até mesmo, os enfeites das prateleiras, feitos de picote, nos remetem à simplicidade característica da cultura popular. É nesta sala que se ensinam e se trocam receitas, valorizando a culinária da região, importante referência patrimonial.