MUSEU DO FOLCLORE

Histórico e Exposição
Fachada principal do Museu do Folclore
O Museu do Folclore de São José dos Campos é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). A unidade é aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, onde se executa um trabalho permanente com o patrimônio cultural em suas diversas manifestações.

A missão do Museu do Folclore é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, que levem à valorização do folclore na região de São Jose do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

O Museu do Folclore fica no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na Avenida Olivo Gomes, 100, Santana. Seu horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Informações: (12) 3924-7318.

HISTÓRICO

O Museu do Folclore de São José dos Campos nasceu da vontade da própria comunidade joseense de conhecer sua cultura, valorizá-la e preservá-la. Sua história começou em 1986 com a criação da Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), grupo formado por pesquisadores, educadores, agentes culturais e demais pessoas da sociedade civil interessadas nos estudos e diálogos sobre o folclore.

Por sugestão da Comissão de Folclore, em 1987 a FCCR criou oficialmente o Museu do Folclore. Em 1992 o museu foi instalado provisoriamente na Igreja de São Benedito, dispondo de um acervo que contava, então, com 203 peças.

A criação de um espaço definitivo para abrigar o museu deu-se em 1997, com verba municipal da Lei de Incentivo Fiscal (LIF), que beneficiou o projeto também nos dois anos seguintes. Em 2000, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo assumiu a responsabilidade de manter o Museu do Folclore, contando com a parceria do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), entidade constituída por membros da extinta Comissão de Folclore.

Desde então, as atividades desenvolvidas são resultantes de uma gestão compartilhada entre a FCCR e o CECP, o que pode ser visto como uma moderna forma de gerenciamento, a ser conhecida por outros museus e entidades culturais.


A exposição de longa duração do Museu do Folclore de São José dos Campos, 'Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional', procura sensibilizar o visitante sobre, como diferentes modos de viver, de comunicar fé, festa, técnica, escolhas estéticas, comida, música e dança, são revelações de memórias antigas, que convivem com novas e atualizadas memórias. Criada em 2006, sob curadoria do renomado museólogo Raul Lody, e realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a exposição alia fundamentos de antropologia e museologia, orientada pelo conceito do direito à cultura e às suas mais variadas expressões materiais e imateriais.

Faça uma visita virtual à exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário