MUSEU DO FOLCLORE

Fachada principal do Museu do Folclore

O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que funciona nas dependências do Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade). Sua missão é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São Jose do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

HISTÓRICO
  • 1986 – Criação da Comissão de Folclore da FCCR, formada por pesquisadores, educadores, agentes culturais e interessados nos estudos sobre o folclore. No mesmo ano a comissão sugere à FCCR a criação do Museu do Folclore.
  • 1991 – No dia 13 de maio a Comissão de Folclore abre a primeira exposição do Museu do Folclore na Igreja São Benedito, com acervo de 203 peças.
  • 1997 – No dia 5 de dezembro a FCCR, por meio da Comissão de Folclore, inaugura o Museu do Folclore no Parque da Cidade. 
  • 2000 – A FCCR assume gestão do museu em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).
  • 2014 – O CECP vence edital e assina convênio de gestão com a FCCR, que durou até maio de 2018.
  • 2018 – O CECP concorre e vence novo edital para realizar a gestão do Museu do Folclore, a partir de setembro de 2018, conforme Termo de Colaboração assinado com a FCCR.
  • 2020 – A FCCR renova, por mais dois anos (até 2022), o Termo de Colaboração com o CECP.
EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

O Museu do Folclore abriga uma exposição de longa duração, ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, criada em 2006 sob curadoria do museólogo Raul Lody. Ela é composta por diferentes objetos, imagens, fotos e vídeos relacionados à cultura popular da região e do Brasil, organizados em sete diferentes ambientes: Sala São José dos CamposSala das TecnologiasSala ReligiosidadeSala Santos de FéSala FestasSala Identidades e Sala das Panelas do Vale.

Balaio Galeria

Ecomuseu
Ecomuseu+